quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Oficinas do Cine Periferia já preparam resultados


Oficinas de Introdução a Linguagem Audiovisual nos bairros do Guamá e Marambaia devem realizar filmes para as Mostras de Cinema do Cine Periferia Pai D'égua 2a edição. Cerca de 40 jovens e adolescentes participam das oficinas que ensinam a utilização de equipamentos populares de filmagem, roteiro, construção de ideias para cinema e introdução a edição.


As oficinas fazem parte do projeto Cine Periferia Pai D'égua que realiza mostra de filmes oriundos das comunidades e periferias do Brasil inteiro. No Guamá, a oficina foi promovida de 28 de novembro a 02 de dezembro e na Marambaia de 5 a 9 de dezembro.


O trabalho tem como objetivo levar o resultado das oficinas para as mostras de cinema de periferia do Brasil inteiro, além de capacitar os moradores das periferias de poucos recursos. As oficinas querem ainda mostrar que cinema e talento não dependem de dinheiro. “Quando realizamos o 1º Cine Periferia percebemos que a produção paraense, mesmo em pequenos formatos, ainda era pouca e ainda de baixa qualidade, por isso nos prontificamos a formar esse público que tem vontade de fazer cinema mas ainda não domina as técnicas”, afirma Aline Machado coordenadora da ONG Crias do Futuro.


Para ela, fornecer as técnicas adequadas para a utilização de equipamentos pode além de qualificar os moradores desses locais como também elevar auto-estima deles. “Muitos de nós ainda apenas olham pro cinema simplesmente como produto de consumo, mas cinema também é uma forma de nos expressar e mostrar nossas ricas histórias em telão faz com que possamos mostrar como vivemos a partir de nossos próprios olhos”, completa a coordenadora.  


A ONG Crias do Futuro tem a patrocínio da Oi, da Semear, Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário