terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Escola de Samba Piratas da Batucada recebe Cinema gratuitamente


Os brincantes, vizinhos e comunidade da pedreira, bairro da Escola de Samba Piratas da Batucada, recebem os filmes do projeto Cine Periferia Itinerante nesta quarta-feira, dia 26. A sessão será de “5xFavela, agora por nós mesmos”.
O filme é um retrato do que a iniciativa quer realizar nas comunidades. Promover o reconhecimento de seu potencial comofonte de histórias e ainda formar os públicos desses locais para também produzir material para a tela grande. O projeto é uma realização da ONG Crias do Futuro, com patrocínio da Oi.
O projeto já percorreu seis espaços na grande Belém e tem agenda para ir até mais dez bairros além de dois municípios do Estado. A coordenadora do Cine Periferia Itinerante, afirma que o projeto vai além das exibições, “O próximo passo é levar oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual aos lugares mais receptivos e mostrar que eles também podem fazer cinema”, afirma a coordenadora.




_____________________________________________
Mosqueiro

O filme “5xFavela, agora por nós mesmos” foi apresentado neste sábado (22/10) para cerca de 300 moradores da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. A plateia vibrou com as histórias simples e ilustrativas sobre amor, honra, compromisso e diversão, escritas e idealizadas por moradores de comunidades cariocas. 
A cobradora de ônibus, Luciana Marques, de 25 anos, adorou a oportunidade. “Eu achei muito bom, porque aqui em Mosqueiro não tem um divertimento como esse aqui, principalmente para os adolescentes, então esse projeto veio trazer isso. Um filme com o qual nos identificamos e as gírias que são realmente a nossa cara”, afirma a Luciana.
Outro que também adorou o filme foi o participante dos Movimentos Hip Hop e de Graffiti de Mosqueiro, Jobert Rodrigues. Para ele, o filme foi mais que um momento de diversão, mas também de aprendizado. “O filme foi uma demonstração para os jovens de como lidar com a família e com algumas situações do cotidiano. Principalmente, mostrar o que acontece com quem mesmo sem querer entra no mundo do crime”, acredita Jobert. 



Cine Periferia Itinerante tem patrocínio da Oi, Semear e Governo do Pará e apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural Tancredo Neves, é uma realização da ONG Crias do Futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário